JUSTIFICATIVA:

 

Nome: Carlos Zoroastro Ribeiro da Silva

Codinomes: Carlão - Zoroastro

Nascimento: 24/07/1945 - Sorocaba - Estado de São Paulo

Profissão: Agente Fiscal de Rendas do Estado de São Paulo

Casado com Maria José Ribeiro da Silva

Filhos: 

Carlos César Ribeiro da Silva

Artur Augusto Ribeiro da Silva

Josmeire Ribeiro da Silva

           

Breve Histórico

 

Durante toda a sua vida o Sr. Carlos Zoroastro Ribeiro da Silva que era carinhosamente chamado de Carlão ou simplesmente Zoroastro pela família e por todos os seus amigos, teve como parâmetros de comportamento e de caráter, a ética, a sinceridade, a franqueza no tratamento com seus semelhantes e principalmente, a honestidade com que sempre conduziu a sua vida e todos os seus atos.

 

Iniciou a sua vida profissional, muito jovem e aos nove/dez anos de idade já trabalhava como engraxate e vendia bananas em cestas no centro da cidade, cresceu e viveu toda a sua infância no Bairro de Santa Terezinha.  Foi aluno do Grupo Escolar Antonio Padilha, onde concluiu seus estudos primários e posteriormente, freqüentou o Colégio Técnico de Sorocaba e também o SENAI onde, dentre vários ofícios, aprendeu a trabalhar com máquinas fresadoras e tornos mecânicos, o que lhe rendeu o convite, dada sua eficiência disciplinar e aplicação no conhecimento dos ofícios aprendidos, para trabalhar na antiga Companhia Nacional de Estamparia e posteriormente nas Indústrias Têxteis Barbéro S.A., ocasião em que também ajudava seu pai Francisco Ribeiro da Silva, fazendo feiras livres aos domingos, na Vila Hortência (Rua Santa Maria), onde vendia macarrão fresco.

 

Sempre muito trabalhador, na vida adulta, no ano de 1964, ingressou na extinta Guarda Civil de São Paulo, tendo prestado relevantes serviços à Secretaria da Segurança Pública como policial civil. Na década de 1970, retomou os seus estudos e iniciou carreira nas Faculdades de Tecnologia e Medicina de Sorocaba tendo freqüentado esta última por dois ciclos completos, porém foi na carreira jurídica, o seu maior destaque, tendo se formado em 1978, aos 33 anos de idade, em Ciências Jurídicas pela Instituição Toledo de Ensino (Faculdade de Direito de Bauru), cidade que o acolheu generosamente.

Concluída a Faculdade de Direito, logo no início do ano seguinte, em 1979, prestou concurso para a Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo, tendo logrado aprovação no Concurso de Agente Fiscal de Rendas, vaga obtida em difícil e concorrido certame, disputado por mais de 45 mil candidatos, sendo classificado na ducentésima qüinquagésima posição.

 

Durante a sua vida profissional desenvolveu várias atividades comerciais na cidade de Sorocaba, dentre elas, a de proprietário de Posto de Gasolina, único na época (1977), a promover lavagem rápida de veículos e a funcionar 24 horas ininterruptamente. Também na cidade de Sorocaba, atuou como Corretor de Imóveis, comprando, vendendo e negociando diversos imóveis na cidade e região, sendo cadastrado com o número 28.000, perante o CRECI. Após o seu ingresso na Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo, trabalhou também durante muitos anos na cidade de Sorocaba, novamente dedicado à aplicação dos seus conhecimentos, foi transferido para a cidade de São Paulo, tendo desenvolvido inúmeras atividades na alta cúpula da Secretaria da Fazenda e também no Tribunal de Impostos e Taxas do Estado de São Paulo, onde atuou como Juiz Substituto.

 

Em 1992 foi chamado a integrar os quadros da Loja Maçônica Perfeita Amizade nº 37, da cidade de São Paulo, tendo concluído os estudos filosóficos até o grau 28.  Nesta nova fase de sua vida, dedicou-se à filantropia e às atividades beneméritas, não apenas na cidade de São Paulo, como também e principalmente, nas cidades de Sorocaba e Araçoiaba da Serra, esta última onde mantinha uma propriedade de veraneio e recreação.

 

Sempre muito querido pelos familiares e amigos, conquistou o respeito e a admiração de todos aqueles com os quais se relacionava, porém, lamentavelmente, faleceu aos cinqüenta e oito anos de idade, na cidade de Itu, no dia 01 de março p.p., em trágico acidente automobilístico, na Rodovia Castelo Branco, tendo deixado um grande legado à sua esposa, filhos, netos, familiares e amigos, o amor e o carinho que nutria por todos, além da retidão de caráter e a honestidade com que sempre pautou a sua vida.

 

S/S., 03 de Agosto de 2010.

 

JOSÉ FRANCISCO MARTINEZ

Vereador.